Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Qualidade de vida em Blumenau: o que a cidade oferece

Torresani

Você já deve ter ouvido falar sobre a qualidade de vida em Blumenau. Conhecida como Cidade Jardim por conta das suas belas paisagens, a cidade sempre se destaca nos rankings que apontam os melhores lugares para se viver. Mesmo quando falamos apenas de Santa Catarina, que possui várias cidades bem colocadas, Blumenau se destaca.

Mas o que exatamente a cidade tem de diferente para ser tão reconhecida como um ótimo lugar para se viver? Para responder essa pergunta, preparamos esse texto contando como é morar aqui.

Uma das melhores cidades para se viver em Santa Catarina

Em 2023, o Ranking Connected Smart Cities apontou as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Mais uma vez, a qualidade de vida em Blumenau se destacou, conquistando o quinto lugar entre as melhores cidades catarinenses para se viver.

Para chegar nesse resultado, foram avaliados 11 eixos e 74 indicadores. Blumenau obteve o seguinte desempenho:

  • Mobilidade: 10ª posição.
  • Saúde: 18ª posição.
  • Governança: 25ª posição.
  • Economia: 27ª posição.
  • Segurança: 43ª posição.
  • Tecnologia e inovação: 55ª posição.
  • Urbanismo: 69ª posição.
  • Empreendedorismo: 74ª posição.

E a cidade ainda tem muito a oferecer.

Beleza e atrações imperdíveis para quem ama a natureza

Um lugar apelidado de “Cidade Jardim” precisa oferecer integração com a natureza. E é justamente esse um dos responsáveis pela alta qualidade de vida em Blumenau.

Mesmo nas regiões centrais, as paisagens verdes chamam a atenção, seja em floreiras coloridas ou no verde das árvores que marcam presença por toda a cidade. O grande destaque fica por conta do Rio Itajaí-Açu, com sua beleza magnífica de cartão postal.

Outro ponto que merece atenção são os parques. O Parque Ramiro Ruediger é o local perfeito para caminhadas e atividades ao ar livre com a família. Já quem gosta de fazer trilhas pode se aventurar no Parque Ecológico Spitzkopf e seus 938m de altitude. E se a ideia for aproveitar um dia de sol em meio à natureza, a região da Nova Rússia, com seus recantos, corredeiras e cachoeiras, é uma opção incrível.

Um dos principais destinos turísticos de SC

O turismo cresceu muito nos últimos anos em Blumenau. Famosa por suas cervejarias artesanais, a cidade foi reconhecida oficialmente como a Capital Nacional da Cerveja em 2017 e faz parte da Rota da Cerveja, um passeio pelas cervejarias do Vale do Itajaí.

Mas a grande atração continua sendo a Oktoberfest. Maior festa alemã das Américas, a Oktober recebe visitantes de todo o Brasil e de várias partes do mundo com sua celebração da cultura germânica regada a chope e gastronomia típica.

Excelentes oportunidades de investimento

A qualidade de vida em Blumenau faz com que surjam oportunidades interessantes para quem procura bons negócios. O mercado imobiliário é um que se encontra muito aquecido, atraindo cada vez mais a atenção dos investidores.

De acordo com o Índice FipeZAP, a cidade aparece em 9° lugar no ranking das maiores valorizações imobiliárias do ano, acumulando alta de 9,89%. O índice também mostra que ela possui um dos m² mais valiosos do país, no valor de R$ 6.014.

Várias outras cidades de Santa Catarina aparecem com destaque na lista, com Balneário Camboriú ostentando o m² mais caro do Brasil. Isso mostra que o caso de Blumenau não é isolado e seus moradores podem aproveitar os benefícios de uma região e em franco desenvolvimento.

5ª cidade mais segura do país

Outro importante indicador que atesta a alta qualidade de vida em Blumenau é a segurança. No ranking Cidades Mais Seguras do Brasil de 2023, organizado pela empresa MySide, a Cidade Jardim aparece como a 5ª cidade mais segura do país e a 2ª no estado de Santa Catarina, na subcategoria que considera o número de moradores.

As informações utilizadas na criação do ranking foram retiradas do Ministério da Saúde (MS) e de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qualidade de vida em Blumenau: o que a cidade oferece

Além dos já citados, outros pontos também são destaque, como o empreendedorismo, o acesso e qualidade da saúde e a capacidade de inovação. É por isso que blumenauenses e visitantes concordam: a qualidade de vida em Blumenau é excelente.

Mas se você deseja morar ou mesmo investir na cidade, é importante buscar empreendimentos de alta qualidade, que valorizem tudo que Blumenau oferece. Nisso, a Torresani pode ajudar.

Com mais de 30 anos de trajetória, a Torresani é sinônimo de solidez e alto padrão, com excelentes opções para todo perfil de comprador.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato com os nossos consultores para saber mais.

Apartamento na palma da mão: criando experiências memoráveis para a experiência do cliente
Torresani

Apartamento na palma da mão: criando experiências memoráveis para a experiência do cliente

Veja como ficou simples e fácil ter acesso de toda jornada da obra planejada e personalizada para garantir uma experiência memorável

Ícone de Notícias
Alerta aos Corretores: a importância de identificar os verdadeiros empreendimentos TORRESANI
Torresani

Alerta aos Corretores: a importância de identificar os verdadeiros empreendimentos TORRESANI

A TORRESANI Empreendimentos Imobiliários, conhecida por sua sólida reputação no município de Blumenau e também em municípios do litoral catarinense, tem se deparado recentemente com uma situação preocupante que merece a atenção de todos os nossos clientes, investidores e corretores parceiros.

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.