Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Empreendedorismo e o desenvolvimento econômico.

Economia

Para ele, o capitalismo tem como característica essencial uma força denominada processo de destruição criativa. Esse axioma baseia-se no princípio de que o desen-volvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos merca-dos; representa a destruição do velho para se criar o novo. Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na  figura  que  ele  denominou  empre-endedor.

Embora cada empreendedor seja uma pessoa diferente, há algumas características que frequentemente emergem nesses indivíduos: otimismo, autoconfiança,  coragem  para  aceitar  riscos, desejo de protagonismo, resili-ência e perseverança. Maquiavel, por sua vez, complementa: “empreende-dores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obs-táculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.” Nos últimos tempos, muito tem-se fa-lado sobre o futuro do trabalho.

A ansiedade compartilhada por muitos na tentativa de entender o impacto que as novas tecnologias têm sobre as indús-trias, tende a reduzir essas discussões ao pressuposto de que máquinas inteligentes farão coisas extraordinárias para melhorar a vida das pessoas, tornando o trabalho humano obsoleto, criando, assim, uma distopia sem emprego. Muito embora válida, simplifica um fenômeno mais complexo.

O empreendedorismo deve ser encarado como uma saída para a mobilidade social ascendente - uma maneira para a população média construir riqueza. Mas por quê o empreendedorismo e a inovação estimulam o desenvolvimento econômico? Preliminarmente, a resposta pa-rece intuitiva: o empreendedorismo é essencial na promoção do crescimento econômico. Entretanto, a contribuição dos em-preendedores é mais abrangente, podendo se destacar em quatro campos distintos. (1) investimento em produtos e serviços que as pessoas precisam. Tradicionalmente, empreendedores criam novos negócios em resposta a ne-cessidades não satisfeitas. (2) Geração de emprego e renda. Ao contratarem funcionários, as novas empresas criam oportunidades de trabalho, apoiando a melhoria da qualidade e padrão geral de vida das pessoas. (3) Promoção de eficiência tecnológica. A  capacidade  de transformar ideias em novos pro-dutos e serviços - sentido fundamental do empreendedorismo, é a principal fonte de prosperidade para qualquer economia. Uma população instruída e um ambiente de trabalho colaborati-vo são ingredientes essenciais para a criação de produtos e soluções inova-doras. (4) Impacto social, econômico e ambiental da inovação. A inovação é (e continuará a ser) crucial quando se trata de enfrentar os enormes desafios ambientais da atualidade. Práticas de negócio  inovadoras  criam  eficiência  e  conservam recursos, tendo impacto di-reto sobre a qualidade e custo de vida das pessoas e comunidades. Em contrapartida, é fundamental reconhecer que o empreendedorismo e inovação dependem do acesso e participação. Empreender significa desenvolver uma ideia, transformando-a em um negócio. Para que os empreendedores possam trazer à vida suas ideias, é indispensável a existência de um ambiente de ne-gócios apropriado.

Sob condições adequadas, ao pro-por soluções inovadoras para os pro-blemas  e  desafios  cotidianos,  os  em-preendedores têm um poder incrível, qual seja, servir à sociedade e garantir prosperidade econômica. E como vati-cinou Schumpeter: “A competição que mantém um homem de negócios acor-dado a noite não é a dos concorrentes baixando o preço, mas de pessoas em-preendedoras tornando seu produto obsoleto.”

 

 

Valorização imobiliária: é hora de investir em Blumenau
Economia

Valorização imobiliária: é hora de investir em Blumenau

Destaque em valorização imobiliária, Blumenau vem sendo cada vez mais procurada por investidores. Saiba por que motivo a hora para investir é essa

Ícone de Notícias
Arquitetura de Experiência: a arte de encantar
Arquitetura

Arquitetura de Experiência: a arte de encantar

A qualidade de vida e o encantamento sempre em primeiro. Esse é o foco da Arquitetura de Experiência, uma das principais tendências do setor

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.