Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Bandeira Azul: o selo de qualidade das praias do litoral de SC

Sustentabilidade

Você já ouviu falar em Bandeira Azul? Recentemente, Balneário Piçarras foi notícia por conquistar a certificação. Mesmo assim, ela ainda é bastante desconhecida do grande público.

Ao contrário dos outros tipos de bandeira que costumamos ver nas praias, como a vermelha e a amarela, que indicam o risco de incidentes no mar, a Azul da qual estamos falando representa um prêmio internacional. Conquistá-la é uma honraria bastante especial.

Programa Bandeira Azul Brasil

O selo Bandeira Azul é uma inciativa da ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education – FFEE, um programa internacional de avaliação ambiental de praias, marinas e embarcações.

A certificação chegou ao Brasil em 2006 através do Instituto Ambientes em Rede – IAR, que promove ações de conservação dos ecossistemas naturais e o desenvolvimento cultural por meio do exercício da cidadania ambiental.

Desde 2009 ela classifica os locais costeiros mais bem preservados e indicados para a visitação. Além disso, o objetivo também é conscientizar cidadãos e tomadores de decisão sobre a importância de preservar o ambiente marinho e costeiro.

Como funciona?

Para que uma praia seja reconhecida com a certificação, é preciso que o prefeito da cidade se inscreva no programa para ser avaliada.

Em seguida, é realizada uma visita técnica para avaliar se a praia tem capacidade para se adequar aos critérios do Bandeira Azul em até dois anos.

Se tiver condições, a praia recebe o certificado de Praia Piloto. A partir desse momento, a prefeitura tem dois anos para seguir as recomendações do programa e fazer as adequações necessárias. Depois de concluídas, o Operador Nacional faz uma vistoria na praia, que ainda precisa ser aprovada pelo Júri Nacional e pelo Júri Internacional.

Critérios

Depois que isso acontece, é realizado um evento especial para o hasteamento da Bandeira Azul.

Os jurados avaliam 34 critérios, divididos nas categorias Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Segurança e Serviços. Entre os principais, estão a existência de instalações sanitárias suficientes, a realização de monitoramento em habitats sensíveis e a disponibilidade de equipamentos de primeiros socorros na praia.

Além disso, é necessário que as praias possam ser visitadas por todos, sem exclusão por idade, raça, gênero, dentre outras características. Também é exigido que o acesso à praia seja gratuito, a menos que ela faça parte de SNUC (Unidade de Conservação catalogada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

A organização exige também um ponto de coleta para análise de qualidade da água, fronteiras reconhecidas e visitação constante.

O selo de qualidade das praias do litoral de SC

Na temporada 2023/2024, 31 praias - além de 11 marinas – foram certificadas com o selo Bandeira Azul. A lista contou com praias de seis estados brasileiros e Santa Catarina foi o grande destaque, com 15 praias. Entre elas, a Praia de Itá é a primeira praia fluvial certificada com a Bandeira Azul nas Américas. Confira a lista:

Renovações:

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC

Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

Praia da Conceição, Bombinhas – SC

Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC

Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

Praia Grande, São Francisco do Sul – SC

Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC

Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA

Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

Praia do Cumbuco, Caucaia – CE

Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

Praia do Sossego, Niterói – RJ

Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ

Praia do Tombo, Guarujá – SP

Primeira temporada:

Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC

Prainha de Itá, Itá – SC

Praia da Viração, Salvador – BA

Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ

Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ

Prainha, Rio de Janeiro – RJ

Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ

Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia – RJ

Aproveite uma praia Bandeira Azul com a Torresani

Com a Bandeira Azul renovada, a Praia de Piçarras em Balneário Piçarras demonstra excelência ambiental e estrutura excelente para receber visitantes de todo o mundo. Que tal aproveitar esse verdadeiro paraíso em um empreendimento assinado por uma construtora de confiança, reconhecida pela sua alta qualidade?

Localizada em Blumenau, a Torresani é sinônimo de solidez e alto padrão. Em breve, ela chegará em Balneário Piçarras com um lançamento de alto nível, o Punta Cana Residence, perfeito para quem ama viver em sintonia com a natureza e deseja curtir uma das melhores praias do litoral catarinense.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato com os nossos consultores para saber mais.

Boulevards em condomínios: conheça a tendência do momento
Arquitetura

Boulevards em condomínios: conheça a tendência do momento

Os prédios com boulevards eram raridade até bem pouco tempo atrás. Com a popularização dos condomínios-clubes e o crescimento do interesse no mercado dos empreendimentos de luxo, esse cenário mudou e hoje já é possível encontrar diversas opções com as chamadas alamedas de serviço.

Ícone de Notícias
O que faz da Ponta aguda um dos melhores bairros para se viver em Blumenau?
Economia

O que faz da Ponta aguda um dos melhores bairros para se viver em Blumenau?

Uma das principais regiões de Blumenau, o bairro Ponta Aguda oferece uma combinação de serviços, mobilidade urbana e interessantes opções de moradia que vem conquistando os blumenauenses há décadas. Suas ótimas opções de lazer e serviço também são destaque, com alguns dos pontos mais tradicionais da cidade. Trata-se de um lugar que vale muito a pena conhecer. Por isso, nesse texto, vamos contar um pouco sobre a história do bairro e o que esperar quando se mora lá.

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.