Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Sustentabilidade Empresarial: entenda os 3 pilares de um negócio sustentável.

Torresani

Clientes buscam cada vez mais por empresas que sejam capazes de exercer boas práticas ambientais e sociais, buscando um desenvolvimento sustentável interna e externamente.Mas você conhece os 3 pilares da sustentabilidade empresarial? Confira.


  • Social:


O primeiro dos pilares da Sustentabilidade Empresarial é o social, que se diz respeito às pessoas que são diretamente impactadas pelas ações da empresa, dentro e fora dela. Podemos começar analisando os funcionários, através de questionamentos que irão nos dizer se a empresa está no caminho certo: Os salários pagos são justos e condizentes com as práticas de mercado e a qualificação dos colaboradores? Existe um esforço para que o ambiente seja seguro e confortável para todos, inclusive minorias? A empresa faz negócios com outras companhias que não estão alinhadas a parâmetros mínimos de respeito aos Direitos Humanos?

Rodar pesquisas internas anônimas é uma das melhores maneiras de acompanhar a percepção dos funcionários sobre boa parte dessas questões, e adotar de seus resultados como caminhos para evolução é fundamental.


  • Ambiental:


O segundo pilar é o Planeta, o meio ambiente em que a empresa reside, e todas as influências que ela gera para a natureza. É aqui que o incentivo aos colaboradores para que exercitem boas práticas sustentáveis entra em jogo. A reciclagem, os parâmetros de infraestruturas e o investimento em energia limpa são apenas exemplos a serem seguidos por companhias conscientes.

Além de ficar longe de multas e sanções e se alinhar com um compromisso cada vez mais global, seguir essas e outras boas práticas abre porta para negócios com outras empresas alinhadas, premiações, certificações e reconhecimento por parte do público.


  • Econômico:


O terceiro e último pilar consta o lucro de uma empresa sustentável, aqueles capazes de agregar valor a seu produto ou serviço e gerar retorno sobre investimento com as pessoas e o planeta. Boas ações geram bons resultados para ambas extremidades de um negócio.

Existem diversas ferramentes que facilitam o cálculo de resultados e métricas periodicamente definidas de uma empresa. Este certamente é o pilar mais fácil de se compreender, e para muitos, o mais satisfatório. É aqui que se colhem os frutos de investir no planeta, de forma saudável e justa. Por fim, vale ressaltar que esse modelo não é um caminho único para pensar em pilares da sustentabilidade empresarial, mas uma opção já estruturada e com ampla literatura para ser explorada.

Recomendamos artigos e estudos de casos sobre o assunto, e uma boa análise no seu negócio para adaptá-lo ao mundo sustentável.

Gostou deste conteúdo? Fique de olho em nosso blog para receber os melhores conteúdos sobre sustentabilidade e companhia.

5 motivos para investir em um apartamento na praia
Torresani

5 motivos para investir em um apartamento na praia

O litoral é uma das regiões prediletas das pessoas para passar o fim de semana e fugir daquela semana agitada que os grandes centros e o trabalho proporcionam. Por isso, se você planeja investir em um apartamento no litoral, fique de olho em alguns pontos: infraestrutura, localização, segurança e vizinhança. Depois de analisar esses pontos é importante avaliar as suas necessidades. E se você ainda não está convencido dessa decisão, hoje saberá.

Ícone de Notícias
Razões para morar no Bairro Bom Retiro, em Blumenau
Arquitetura

Razões para morar no Bairro Bom Retiro, em Blumenau

Você quer morar em uma região tranquila, arborizada e que, ao mesmo tempo, fica próximo de tudo? O Bairro Bom Retiro, em Blumenau, é a região que você estava procurando para investir. Conhece a razão? Preparamos algumas para você.

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.