Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Sustentabilidade Empresarial: entenda os 3 pilares de um negócio sustentável.

Torresani

Clientes buscam cada vez mais por empresas que sejam capazes de exercer boas práticas ambientais e sociais, buscando um desenvolvimento sustentável interna e externamente.Mas você conhece os 3 pilares da sustentabilidade empresarial? Confira.


  • Social:


O primeiro dos pilares da Sustentabilidade Empresarial é o social, que se diz respeito às pessoas que são diretamente impactadas pelas ações da empresa, dentro e fora dela. Podemos começar analisando os funcionários, através de questionamentos que irão nos dizer se a empresa está no caminho certo: Os salários pagos são justos e condizentes com as práticas de mercado e a qualificação dos colaboradores? Existe um esforço para que o ambiente seja seguro e confortável para todos, inclusive minorias? A empresa faz negócios com outras companhias que não estão alinhadas a parâmetros mínimos de respeito aos Direitos Humanos?

Rodar pesquisas internas anônimas é uma das melhores maneiras de acompanhar a percepção dos funcionários sobre boa parte dessas questões, e adotar de seus resultados como caminhos para evolução é fundamental.


  • Ambiental:


O segundo pilar é o Planeta, o meio ambiente em que a empresa reside, e todas as influências que ela gera para a natureza. É aqui que o incentivo aos colaboradores para que exercitem boas práticas sustentáveis entra em jogo. A reciclagem, os parâmetros de infraestruturas e o investimento em energia limpa são apenas exemplos a serem seguidos por companhias conscientes.

Além de ficar longe de multas e sanções e se alinhar com um compromisso cada vez mais global, seguir essas e outras boas práticas abre porta para negócios com outras empresas alinhadas, premiações, certificações e reconhecimento por parte do público.


  • Econômico:


O terceiro e último pilar consta o lucro de uma empresa sustentável, aqueles capazes de agregar valor a seu produto ou serviço e gerar retorno sobre investimento com as pessoas e o planeta. Boas ações geram bons resultados para ambas extremidades de um negócio.

Existem diversas ferramentes que facilitam o cálculo de resultados e métricas periodicamente definidas de uma empresa. Este certamente é o pilar mais fácil de se compreender, e para muitos, o mais satisfatório. É aqui que se colhem os frutos de investir no planeta, de forma saudável e justa. Por fim, vale ressaltar que esse modelo não é um caminho único para pensar em pilares da sustentabilidade empresarial, mas uma opção já estruturada e com ampla literatura para ser explorada.

Recomendamos artigos e estudos de casos sobre o assunto, e uma boa análise no seu negócio para adaptá-lo ao mundo sustentável.

Gostou deste conteúdo? Fique de olho em nosso blog para receber os melhores conteúdos sobre sustentabilidade e companhia.

7 características de uma boa aptidão emocional.
Torresani

7 características de uma boa aptidão emocional.

Com um pouco de prática e autoconhecimento, é possível ter uma saúde mental mais proativa e evitar se deixar levar pelas situações adversas do cotidiano. Confira nesse post 7 características para o crescimento emocional!

Ícone de Notícias
Qual a importância das áreas de lazer nos condomínios residenciais?
Torresani

Qual a importância das áreas de lazer nos condomínios residenciais?

O que agrega a um imóvel para ele ser perfeito para você o chamar de "lar"? A Torresani é pioneira no investimento em áreas de lazer em todos os seus lançamentos. Leia esse post para descobrir o que temos a oferecer!

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.