Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Qualidade do sono e dormir bem

Saúde

Mas como garantir uma noite dormin-do bem, com sono de qualidade? Tudo o que você faz, desde o momento em que acorda, até a hora de se deitar, causa um grande impacto, que pode ser positivo ou negativo, sobre o seu descanso noturno. A melhor forma de garantir uma ótima noite de descanso é rever as atividades que você desempenhou durante o dia, muito antes de ir para a cama.

Confira dez conselhos para ajudá-lo a descansar melhor: 

  1. Mantenha horários regulares

    Levante-se sempre à mesma hora, independentemente da hora a que se deitou. Se você deita tarde na sexta-feira e no sábado, para se levantar muito tarde no domingo, com certeza, na segun-da-feira, irá sentir um desconforto no trabalho, pois no domingo à noite terá sofrido de insônia. Se viajar muito, ten-te conservar a sua rotina e, se não for possível, volte a ela logo que possível.

  2. Faça exercício regularmente

    Com pouco mais de 20 ou 30 minu-tos diários de caminhada, jogging, na-tação, bicicleta ou a prática de algum desporto, três vezes por semana, con-seguirá alcançar a sua meta de ir para a cama relaxado, tanto física quanto mentalmente. O melhor horário para que os exercícios influenciem em uma boa noite de sono é fazendo-os no fim da tarde e início da noite.

  3. Cuidado com os estimulantes

    Os amantes do café, chá, chocolates e refrigerantes devem saber que os efeitos estimulantes destas bebidas, consumidas em excesso, marcam pre-sença entre duas a quatro horas depois da sua ingestão. As substâncias que contém estimulan-tes, se forem ingeridas ao final da tarde ou durante a noite, contribuem para a diminuição da profundidade do sono e para o aumento dos possíveis desper-tares súbitos.

  4. Não fume

    A nicotina é o mais forte estimulante dos produtos que prejudicam o bom sono. Os fumantes têm dificuldades para dormir, despertam com facilidade, e têm fases de sono profundo muito mais curtas do que os não fumantes. Está comprovado  cientificamente  que  pessoas melhoram a sua qualidade do sono, as-sim que deixam o hábito de fumar.

  5. Beba com moderação

    Embora o álcool seja o mais antigo e mais popular sinônimo de sono, de-ve-se ter cuidado com a quantidade e com o horário em que o ingere. Muito álcool, ao fim da tarde, retarda o sono e em excesso, na hora do jantar, pro-vocará um sono precoce. Em ambos os casos, o ciclo normal será alterado.

  6. Procure qualidade de vida e não quantidade

    Seis horas de sono profundo podem fazer com que você se sinta melhor do que se tivesse dormido 8 horas de sono leve e interrompido. Não se deve dormir mais do que o necessário. A medida será dada pela forma como se sentir na manhã seguinte. Se sentir que recarregou adequadamente as suas baterias com seis horas de sono, quer dizer que apesar de ter dormido poucas horas, dormiu horas suficientes. 

  7. Se tem problemas em dormir à noite, não durma à tarde

    Muitas pessoas têm a tendência de tirar uma soneca após o almoço e, sem dúvida, isso avança com a idade. Mas, se ela prejudicar o seu sono noturno, quando sentir sonolência durante o dia, evite dormir, realizando alguma ati-vidade física que estimule a pulsação durante 10 minutos, acelerando assim o metabolismo e espantando o sono. Antes de se deitar, escreva uma lista de coisas que deveria fazer, ou os seus pla-nos do dia seguinte. Tal tarefa tira dos seus ombros a responsabilidade de re-cordar o que tem a fazer no dia seguin-te e desta forma, fica mais fácil relaxar o seu inconsciente.

  8. Não se deite após ter comido muito ou sem ter comido

    Comer demais antes de dormir, obri-ga o sistema digestivo a trabalhar bas-tante. É possível que sinta uma sono-lência agradável, mas logo terá uma sensação de peso, que não o deixará dormir bem. Por outro lado, se estiver fazendo dieta, não durma sem comer algo com baixas calorias. 

  9. Ambiente agradável

    Um ambiente agradável é fundamen-tal para uma boa noite de sono. Deixe o quarto muito escuro, evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura. É fundamental um bom colchão, assim como bons travesseiros.

  10. Atividades na cama

    Evite ler, falar ao telefone, trabalhar ou comer na cama. Ela não deve ser associada à outras atividades, além de dormir. Isso leva ao condicionamento do seu organismo. Toda a vez que o inconsciente começa  a  descodificar o seu ritual para dormir, o seu corpo ime-diatamente reage de acordo. Deixe as suas preocupações e planos para outro local.

A água do mar e seus benefícios
Saúde

A água do mar e seus benefícios

A água do mar possui diversas propriedades benéficas para a saúde, principalmente no que diz respeito à melhora da aparência da pele, tratamento de doenças inflamatórias, diminuição do estresse e aumento da sensação de bem-estar.

Ícone de Notícias
Você já pensou em morar na praia?
Saúde

Você já pensou em morar na praia?

Você já ouviu falar do beach life style? Com um modo de vida leve, tranquilo e repleto de paz interior, o estilo de vida praiano é voltado para quem busca descobrir o prazer de curtir a vida perto da natureza, mas com todas as facilidades urbanas próximas.

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.