Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Instalações elétricas: a importância do profissional na construção civil

Torresani

Quantos pontos de luz serão instalados em uma obra? Quantas tomadas serão necessárias? Em quais locais elas serão instaladas? E a carga elétrica de cada uma? Estas são apenas algumas das perguntas fundamentais no desenvolvimento de um imóvel. E apenas quem pode responder é o engenheiro eletricista.

O engenheiro eletricista tem um papel fundamental dentro da construção civil, e mesmo assim, existem empresas que preferem descartar o uso do profissional, com o objetivo de economizar na obra. Mas sabe aquele ditado que o barato sai caro? Pois é. A falta desse profissional pode desencadear diversos problemas, como risco de incêndios, sobrecarga nos aparelhos elétricos, curto-circuitos que podem colocar em risco a vida de toda a família.

Para o engenheiro da Torresani, Marcio A. Hillesheim, que trabalha há 25 anos na empresa, explica que ter um profissional bem qualificado e experiente, é fundamental no desenvolvimento de um projeto, pois evita perdas e garante mais agilidade, valor e tempo. “Não abrimos mão de valorizar esses profissionais, contamos com engenheiros, arquitetos que estão há muitos anos conosco, pois cada etapa do processo é importante", cita Marcio.

Para entender melhor …

A obra passa por diversas etapas e a parte de instalação elétrica é uma das principais. Na Torresani, quando o projeto arquitetônico é feito, ele é encaminhado para os projetos complementares: elétrico, preventivo, estrutural e hidrossanitário. Quando o engenheiro eletricista recebe o projeto de arquitetura, ele vai analisar onde vão os pontos elétricos, que são tomadas, interruptores e o que é ou não necessário dentro dos ambientes.

Após o engenheiro definir os pontos elétricos, o profissional encaminha para a avaliação da construtora, e se necessário é ajustado e depois é devolvido para o profissional. No final, todo o projeto é encaminhado para a Celesc Distribuição S.A. para saber que terá um prédio ali, e que a carga de energia será maior na rede pública, e caso precise, a Celesc proporciona melhorias na rede da região. Tudo isso para garantir a segurança e o conforto aos moradores.

Aliado a isso, ainda existe a energia solar fotovoltaica, que é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as nossas mídias sociais.

Arquitetura e sustentabilidade: entenda o que é a arquitetura bioclimática
Arquitetura

Arquitetura e sustentabilidade: entenda o que é a arquitetura bioclimática

Aquele cheiro de café passado, de bolo saindo do forno e o ventinho agradável do fim da tarde, lembra a casa de seus avós e bisavós, né? Naquela época tudo era mais simples e totalmente acolhedor. A luz natural era muito bem valorizada e a energia elétrica era usada apenas quando escurecia.

Ícone de Notícias
5 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento
Torresani

5 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento

Quando a gente fala de um Torresani fica difícil não pensar em um universo de possibilidades, se tratando de decoração, arquitetura e espaço! Por falar nisso, você sabia que algumas dicas podem ajudar você a ganhar ainda mais espaço no seu apartamento?

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.