Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Hygge

Arquitetura

Uma tendência que nasceu na Dinamarca e vem ganhando popularidade é o hygge (pronuncia-se huga). Esta palavra, assim como “saudades”, não tem tradução, mas remete ao aconchego, conforto, segurança, família, calor, luz de velas, a pertencer uns aos outros e ao momento - a nós ao invés do eu, a celebrar todos os dias e a dar mais atenção às coisas simples da vida, ao que nos faz sentir de corações abertos e vivos.

Sendo assim, a arquitetura deste ano está se mostrando mais envolvente, com seu segredo nos detalhes, ao tornar cada estadia um momento único.  Há aqueles que buscam este sentimento em uma arquitetura remetente às casas de fazenda, outros aderem ao uso de elementos e materiais reutilizados, com marcas, que os tornam vivos, feitos à mão, herdados de família ou de sua infância.  Esta combinação de texturas e materiais aliados a uma iluminação quente, com diversas lâmpadas e iluminação indireta, dão vida a uma arquitetura hygge.

Trazer plantas e jardins de inverno para dentro de casa vem sendo uma prática cada vez mais utilizada pelos amantes da arquitetura. Além de deixar o ambiente mais aconchegante e relaxante, as plantas deixam o ar mais leve e refrescante.

No que se refere a revestimentos, o uso de metalizados, com preferência no cobre, lâminas de madeira e textura marmorizada, principalmente em papéis de parede, vêm ganhando destaque. Quando bem trabalhados, estes materiais trazem sofisticação e delicadeza ao ambiente. O cobre, presente em sua maioria nos detalhes, dá um toque final e especial à arquitetura. O amadeirado remete à natureza, um descanso do trabalho e da vida urbana tão acelerada, tornando-se um refúgio de silêncio e liberdade. O efeito marmorizado, cada vez mais usado, é elegante e sofisticado - o elemento perfeito na composição dos ambientes.

Navy is the new black!

O navy vem conquistando um local especial na hora de definir as cores, ele é o novo preto. Em feiras, esta cor aparece cada vez mais em móveis, paredes, pisos e em elementos decorativos. Ele é chique e sofisticado assim como o preto, mas transmite um ar mais leve, já que sua tonalidade é um pouco mais clara.

Diversos materiais e texturas – desde os polidos aos rugosos, dos brilhantes aos opacos, dos novos aos reaproveitados – entram em harmonia com a valorização dos detalhes que têm se mostrado uma boa escolha para todos os gostos e estilos.

 

Por: Chirochi Shimizu Júnior - Diretor da WIT&CO Arquitetos

Miami é a inspiração arquitetônica do momento
Arquitetura

Miami é a inspiração arquitetônica do momento

Descubra por que a arquitetura de Miami vem inspirando o mercado brasileiro da construção civil e trazendo mais qualidade de vida para os novos empreendimentos

Ícone de Notícias
Arquitetura de Experiência: a arte de encantar
Arquitetura

Arquitetura de Experiência: a arte de encantar

A qualidade de vida e o encantamento sempre em primeiro. Esse é o foco da Arquitetura de Experiência, uma das principais tendências do setor

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.