Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Condomínios sustentáveis

Sustentabilidade

Dessa forma, as construtoras estão adaptando seus empreendimentos para não só contribuir com esse cuidado, mas também para satisfazer esses consumidores que buscam adquirir imóveis capazes de promover a sustentabilidade.

Existem diversas possibilidades de projetos sustentáveis a realizar. Quanto mais a construtora puder oferecer, maior será o benefício, compensando o investimento. O retorno é perceptível depois que o empreendimento é colocado em uso, através da economia de água, energia e melhora na qualidade de vida, tanto dos residentes, quanto da comunidade próxima ao local, que se beneficia das áreas verdes preservadas.

 

Geração de energia solar

Um sistema de geração de energia solar é capaz de converter a luz solar captada por módulos fotovoltaicos em energia elétrica limpa. Conforme o sistema instalado, os condôminos podem ser beneficiados com a redução do custo com energia elétrica e o fornecimento de energia limpa compartilhada tanto nas áreas privativas quanto nas áreas comuns do condomínio.

 

Cisternas para captação pluvial

As cisternas são reservatórios que captam e armazenam a água da chuva. Além de pouparem esse recurso escasso, existe um benefício econômico para o condomínio de quase 50% no consumo. A água pluvial pode ser aproveitada para fins não potáveis, como limpeza de áreas comuns, irrigação de jardins, descargas de vasos sanitários, lavagem de carros, sistemas decorativos aquáticos, como fontes, chafarizes, espelhos e quedas d'água, além de reserva de proteção contra incêndios e vários outros fins.

 

Reciclagem do lixo

A separação do lixo para reciclagem oferece benefícios ao meio ambiente e ao condomínio. Ao invés de despejar essa quantidade de resíduos em aterros sanitários, contaminando toda a natureza do entorno, o lixo orgânico pode ser transformado em adubo para plantas e hortas no próprio condomínio. Além disso, a reciclagem permite a geração novos materiais para circulação, fonte de empregos e, quando vendido, o lixo separado para reciclagem pode ser convertido em renda para o caixa do condomínio.

 

Vagas de estacionamento com tomadas para carros elétricos e bicicletário

Os carros elétricos estão chegando aos poucos ao mercado brasileiro, mas os condomínios, principalmente de alto padrão, já estão antecipando seus projetos, incluindo preparação de tomadas para o abastecimento desses automóveis.

O maior incentivo com esse investimento é a redução dos gases poluentes que afetam a saúde do planeta. Pela mesma razão os projetos de muitas construtoras também incluem estacionamentos exclusivos para bicicletas, que têm aumentado gradativamente o número de adeptos, tanto para prática de esportes, quanto para uso diário.

 

Áreas de preservação ambiental

É comum que condomínios fechados ofereceram áreas externas para prática de esportes, como pistas de caminhada e bosques. Esse é um benefício que tem atraído os clientes que buscam por um lugar completo para residir, onde possam desfrutar da natureza, estarem cercados por ar mais limpo e não precisarem sair de casa para praticar um exercício ou mesmo relaxar numa área verde com mais segurança e tranquilidade.

 

Espaços para hortas e árvores frutíferas

Poder desfrutar de uma alimentação mais saudável é o desejo de muitas famílias, e os condomínios podem oferecer esse diferencial de forma simples. Com a estrutura planejada, depois de pronto, os próprios condôminos podem manter a horta e realizar o plantio de árvores frutíferas para o uso comum.

Além da redução do consumo de alimentos industrializados ou cobertos por agrotóxicos, os pais desejam incentivar os filhos à essa boa prática. E esse fator é tão importante a ponto de considerarem esse diferencial no momento da escolha do imóvel ideal.

 

A conscientização deve ser estimulada

Todas estas práticas de sustentabilidade já fazem parte dos mais novos projetos da Torresani, que se renova a cada dia, consciente do impacto que seus empreendimentos causam na sociedade.

E em conjunto com estas opções sustentáveis, estimulamos que o bom uso do investimento seja contínuo, através da colaboração do síndico e empresa administradora. Manter o condomínio em perfeito estado de conservação e realizar ações de incentivo ao uso dos projetos sustentáveis são atitudes que fazem a diferença para todos: condôminos, construtora e, claro, o meio ambiente.

 

Bandeira Azul: o selo de qualidade das praias do litoral de SC
Sustentabilidade

Bandeira Azul: o selo de qualidade das praias do litoral de SC

Saiba tudo sobre o programa que premia as melhores praias do Brasil e do mundo.

Ícone de Notícias
Boulevards em condomínios: conheça a tendência do momento
Arquitetura

Boulevards em condomínios: conheça a tendência do momento

Os prédios com boulevards eram raridade até bem pouco tempo atrás. Com a popularização dos condomínios-clubes e o crescimento do interesse no mercado dos empreendimentos de luxo, esse cenário mudou e hoje já é possível encontrar diversas opções com as chamadas alamedas de serviço.

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.