Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Cada centímetro conta

Arquitetura

Quantas vezes no nosso apartamento, nos deparamos com espaços que precisam assumir mais de uma função?

Um quarto de hóspedes que também é home office, uma varanda que é extensão da cozinha, por vezes a cozinha que precisa dividir espaço com a lavanderia e por aí vai.
A forma de morar mudou muito, e estas mudanças trouxeram novos olhares sobre a utilidade de cada espaço. O excesso de objetos e mobiliário não se encaixa mais na nossa rotina, compramos e usamos o essencial.

Não só o mercado imobiliário percebeu a mudança, mas também o design de mobiliário está de olho nela. E com isso, passamos a criar móveis multifuncionais. Sabe aquela cama que também é baú? Então! 
Passamos a projetar espaços para serem únicos e adaptarem-se a rotina do morador. Tudo é pensado para que seja usado, ou seja, tudo que existe dentro do imóvel tem uma função -  e quando possível, mais de duas.  

Existem pequenos truques de projeto, que somados geram um aproveitamento melhor dos espaços, trazendo conforto, diminuindo custos e aumentando a capacidade de armazenamento dos móveis.
Abaixo os 5 truques queridinhos:

1) Parede da janela: 
Esqueça aquela parede com a janela que antes só usávamos para pendurar a cortina. Hoje essa parede pode, sim, receber a cabeceira da cama. Com isso, liberamos espaços nas demais para criarmos armários.

2) Espaços com mais de uma função: 
A lavanderia pode ser um espaço adaptado em outro ambiente. Podemos fazer pequena no banheiro, alinhada com a cozinha ou até na sala escondendo-a com painéis. 

3) Definir listas áreas de armazenamento por função durante o projeto ou antes da compra do móvel: 
Defina áreas específicas para cada objeto ou atividade, por exemplo, na cozinha. Faça listas e se pergunte onde será o espaço da louça, onde ficarão os alimentos, onde será a bancada. Setorizar ajuda na organização, e toda organização, libera espaço.

4) Móveis que dividem os espaços: 
Onde for possivel, retire as paredes e utilize móveis para dividir os ambientes, que podem ser feitos de marcenaria sob medida ou comprados. Você ganha um espaço aqui, um espaço ali e de cara o apartamento fica mais moderno e funcional. 

5) Móveis que aproveitam espaços vazados: 
Abaixo de escadas ou rampas, dependendo da altura, encaixe um lavabo, ou um móvel. 

Existem infinitas formas de utilizarmos melhor os espaços. Cabe a nós, sermos criativos e identificarmos as dicas que mais se encaixam na nossa rotina.

Miami é a inspiração arquitetônica do momento
Arquitetura

Miami é a inspiração arquitetônica do momento

Descubra por que a arquitetura de Miami vem inspirando o mercado brasileiro da construção civil e trazendo mais qualidade de vida para os novos empreendimentos

Ícone de Notícias
Arquitetura de Experiência: a arte de encantar
Arquitetura

Arquitetura de Experiência: a arte de encantar

A qualidade de vida e o encantamento sempre em primeiro. Esse é o foco da Arquitetura de Experiência, uma das principais tendências do setor

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.