Banner de Blog
Botão Voltar Voltar

Benefícios à saúde. Qualidade ou quantidade?

Saúde

Atualmente é perceptível que a população em geral está intimamente preocupada com os estilos de vida saudável, bem como a alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e terapias alternativas.


Pesquisas confirmam esses fatos, apesar do interesse crescente das pessoas a respeito. Ainda há um certo desconhecimento sobre essas condutas, que, por sua vez, sabemos que as mídias digitais e influenciadores são métodos das quais a busca é relevante. No entanto, também é perceptível que as “fake news” estão em alta, e comprometem a veracidade da temática.


Vale destacar que cada ser humano é único e não podemos tratar como “receita de bolo”, esse fato é ainda mais acentuado quando tem alguma patologia associada. As orientações científicas são válidas em promoção a saúde, sempre.


Nesta explanação o destaque será na alimentação, que trata-se de um hábito diário no cotidiano das pessoas, sendo ele caseiro, em encontros sociais e profissionais, festas e os mais diversos tipos de socialização pessoal.

Para elaborar uma conduta e/ou orientação nutricional adequada, é necessário verificar a população presente (crianças, adolescentes, adultos, idosos), o poder socioeconômico, as crenças ou culturas alimentares e a presença ou não de patologias existentes.

Ainda, a preocupação com as deficiências de micronutrientes ganha cada vez mais espaço entre os especialistas em saúde, em especial ao nutricionista, visto que, na atualidade, é um problema global.

No entanto, existem princípios básicos da alimentação saudável que devem ser colocados em prática. Uma dieta equilibrada e nutritiva deve conter cinco características fundamentais

 

1.  Adequação: a alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

 

2. Qualidade: deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.

 

3. Quantidade: deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

 

4. Harmonia: é o equilíbrio entre os nutrientes, em relação à quantidade e qualidade.

 

5. Variedade: fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, variar as cores, na qual apresentam diferentes nutrientes. Vale ressaltar que a estação do ano também é um fator de suma importância. Nesse caso, no verão, precisamos estar atentos a hidratação corporal.


Além disso, dar preferência aos alimentos considerados da safra, pois apresentam melhores qualidades nutricionais e menor custo. Aposte no consumo das seguintes frutas: abacate, ameixa, banana, coco verde, figo, lichia, maracujá, melancia, morango e uva Niágara. E nas verduras: abóbora, abobrinha, agrião, chuchu, pepino, pimentão, repolho e tomate.


Curiosidade: o último inquérito alimentar feito no país, segmentou as carências por região entre adultos. As inadequações de micronutrientes na nossa região (Sul) foram representadas pelo baixo consumo de magnésio (castanhas- do-Pará, amêndoas em geral, amendoins, grãos integrais, espinafre, peixes, batata doce) e cálcio (leite e derivados, folhosos escuros, cereais fortificados, oleaginosas, semente de gergelim, linhaça) ambos minerais são fundamentais para a manter a homeostase corporal.


#ficadica: alimentação saudável e prática de atividade física regular são ótimos investimentos para uma melhor qualidade de vida e prevenção de inúmeras doenças.

A água do mar e seus benefícios
Saúde

A água do mar e seus benefícios

A água do mar possui diversas propriedades benéficas para a saúde, principalmente no que diz respeito à melhora da aparência da pele, tratamento de doenças inflamatórias, diminuição do estresse e aumento da sensação de bem-estar.

Ícone de Notícias
Você já pensou em morar na praia?
Saúde

Você já pensou em morar na praia?

Você já ouviu falar do beach life style? Com um modo de vida leve, tranquilo e repleto de paz interior, o estilo de vida praiano é voltado para quem busca descobrir o prazer de curtir a vida perto da natureza, mas com todas as facilidades urbanas próximas.

Ícone de Notícias
icon-natela Natela - Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.

OK, entendi.